domingo, 3 de dezembro de 2023

MASSAGEM REDUZ ESTRESSE

 os afastamentos do trabalho por estresse e por dificuldade de adaptação aumentam no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais muitos recorrem à massoterapia (massagem). “Trata-se da manipulação dos tecidos moles do corpo por meio de alisamento, amassamento e pressão. Além de combater o estresse e a tensão, controla as dores musculares, elimina traumas, remove toxinas celulares e estimula a circulação sanguínea

Antes de escolher um tipo de massagem será analisado o estilo de vida do paciente, o histórico familiar, as causas das dores e dos incômodos, e os objetivos desejados. Com esses dados em mãos, podemos conduzir o tratamento da melhor maneira e ter um resultado mais eficaz

quando você amassa os músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue até porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. o músculo fica mais bem nutrido e relaxado, e a dor é aliviada.

além disso, a massagem estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.

Técnicas

Shiatsu - tem como base a medicina tradicional orientam e tem como sua principal função promover o bem-estar por meio de pontos vitais do corpo. A técnica é feita com as mãos e dedos e ajuda a reequilibrar as energias. 
O terapeuta aplica a pressão com os seus polegares, dedos e palmas das mãos em áreas específicas do corpo, definidas durante a anamnese com o cliente para conhecer a sua história clínica e onde está com a dor. 

Reflexologia - indicada para aliviar dores de cabeça, cólicas, insônia, estresse e cansaço, usa as mãos para fazer pressão em áreas estratégicas dos pés. Cada região corresponde a um órgão.

Pedras quentes – como o próprio nome diz, se baseia na condução de calor ao corpo por meio de pedras vulcânicas ricas em ferro e magnésio, substâncias que atuam profundamente nos músculos e promovem relaxamento intenso, além da normalização do fluxo energético.

Bambuterapia – de origem francesa, utiliza partes da planta que se adaptam aos contornos corporais. Tonifica a musculatura, melhora a circulação sanguínea, auxilia na desintoxicação e dá sensação de bem-estar.

sábado, 2 de dezembro de 2023

CURIOSIDADES SOBRE A ACUPUNTURA

Segundo evidências arqueológicas, a origem da acupuntura é chinesa e foi desenvolvida há mais de 5.000 mil anos. A técnica atingiu um considerável desenvolvimento em alguns períodos e, em outros, permaneceu estacionada. 

Foi no início da década de 50 que a acupuntura começou a ser aplicada para uso geral, pois nessa época os médicos cirurgiões constataram que o método provocava efeito analgésico, tanto em procedimentos cirúrgicos como em pós cirúrgicos. 

No Brasil, a prática da acupuntura se tornou difundida principalmente a partir dos anos 1970, sendo introduzida em centros renomados e por profissionais médicos reconhecidos. 

No artigo de hoje, trouxemos 4 curiosidades sobre a acupuntura para você que tem interesse em conhecer mais sobre esse tratamento eficaz. Continue conosco e confira! 

Acupuntura não dói

Muitas pessoas pensam que acupuntura é dolorosa, afinal, são agulhas sendo colocadas no corpo. Porém, a agulha tem um diâmetro muito pequeno, chegando a ser 10 vezes mais fina que as agulhas usadas para injeção. 

Além disso, os acupunturistas são treinados para inserir a agulha na pele de forma indolor. Em geral, os pacientes descrevem apenas um leve desconforto, comparado a um pequeno choque elétrico. 

Existem mais de 300 pontos de acupuntura no corpo

Os pontos da acupuntura são os locais na pele onde são aplicadas as agulhas. Esses pontos se situam nas proximidades de ramos nervosos, ou seja, nas articulações e nos ramos das costas e dos quatro membros. Cada ponto está associado a uma função corporal e pode afetar tanto o bem-estar físico como o emocional. 

A acupuntura é individualizada

O tratamento com a acupuntura é totalmente individual, pois existem os pontos clássicos para o tratamento de determinadas doenças. Cada acupunturista, depois de avaliar os pacientes, trata-os com seu conhecimento e experiência desses pontos.

O método também é eficaz em animais

A acupuntura vem sendo utilizada por muitos veterinários como forma de reabilitação animal. A técnica é indicada para diversas enfermidades, como paralisias, convulsões, AVCs, dores na coluna, tendinites, displasias e muito mais. 

TRATAMENTO DE ENXAQUECAS

 Se você já sofreu de enxaqueca sabe como é doloroso e incapacitante, podendo durar desde horas até dias! Essa é, infelizmente, a realidade de muitas pessoas. Mas há diferentes formas de tratá-la e uma delas é através da acupuntura.

O que é enxaqueca?

Também conhecida por migrânea, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça crônica que se manifesta em pessoas que possuem predisposição genética em qualquer idade, no entanto, é mais comum em adolescentes e adultos jovens, em específico o sexo feminino.

Os sintomas da enxaqueca podem variar de pessoa para pessoa, sendo 15% relatando dores precedidas ou acompanhadas de sintomas visuais, como a aura, visão embaçada, manchas escuras e até mesmo pontos luminosos. As principais queixas envolvem dores latejantes ou em forma de pulsações, muitas vezes unilateral, enjoos e até mesmo vômitos, hipersensibilidade à luz, sons e a alguns odores, irritabilidade, entre outros.

O distúrbio pode se manifestar devido a diversos fatores, porém alguns deles ainda continuam indefinidos. O tratamento da enxaqueca pode variar de paciente para paciente, uma das opções de tratamento alternativo é através da acupuntura.

Acupuntura medicinal

A acupuntura é uma técnica terapêutica originária da medicina tradicional chinesa que se utiliza de agulhas finas inseridas na superfície corporal de forma a tratar doenças e a saúde de forma alternativa e complementar.

O método trabalha com a aplicação dessas agulhas em determinados pontos do corpo, conhecidos por pontos de acupuntura. Quando eles recebem as agulhas, é exercido um estímulo sobre a pele, músculos e terminações nervosas. Esse estímulo faz com que o corpo manifeste reações bioquímicas e elétricas, as quais transitam pelo sistema nervoso central, fazendo com que libere neurotransmissores e provoque um efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.

Mais de 200 doenças e sintomas, como enjôos, vômitos e cefaléia (dores de cabeça) podem ser tratados através do uso da acupuntura, segundo recomendação de relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Tratamento de enxaqueca com acupuntura

Um tratamento de enxaqueca que já se mostrou eficiente é a acupuntura, isso por conta do seu efeito analgésico e anti-inflamatório. Além disso, essa é uma técnica que pode ser considerada como alternativa para evitar o excesso de medicamentos de forma segura, econômica e sem efeitos colaterais.

A acupuntura para enxaqueca é feita em pontos específicos para o quadro e, com a repetição de sessões, tende a prevenir as crises, o avanço do quadro, diminuir a intensidade das dores e, com o passar do tempo, reduzir a quantidade de uso de medicamentos. Entretanto, é sempre bom lembrar que a acupuntura é um tratamento complementar, em casos de enxaqueca.

TRATAMENTO PARA BEBÊS E CRIANÇAS

Brincadeiras à parte, atender bebês e crianças aqui ou na China, é sempre muito bom, porque elas respondem ao tratamento muito rápido e quando a consulta e o tratamento flui, temos um paciente adepto aos tratamentos com Medicina Chinesa, pra sempre. Ponto muito positivo para os pais e pros pacientinhos, afinal, quem não prefere um tratamento natural?

Mas o atendimento e a condução do tratamento devem ser um pouco diferentes em relação a outras faixas etárias. E nesse artigo eu vou te contar porquê.

Mas Ana, eles não tem medo de agulha?

Eu vou te contar que ao longo desses 11 anos, percebi que quanto menor a idade, menos medo. Sim bebês, tem aceitação maior do que crianças devido ao medo e ao pré-conceito em relação as agulhas devido a experiências anteriores com vacina e etc.

A maioria dos bebês que já realizei o tratamento com acupuntura dormiu durante o procedimento todo, ou ficaram calmos com a mãe, mamando durante todo tempo. Pra te falar a verdade, alguns nem percebem o momento da inserção nem retirada das agulhas.

Mas e crianças?

Nem toda criança tem medo ou fobia. Mas algumas crianças passaram por experiências prévias, pra lá de negativas. Seja por meio de procedimentos com injeções e vacinas ou até os terríveis exames de sangue – que ninguém gosta e não tem nada a ver com acupuntura – tanto pelo tipo de procedimento e tipo de agulha e técnica de inserção.

Ser segurado, injeção, sangue… não facilita a experiência. E esse medo, dificulta a vida do acupunturista e do paciente que poderia ser beneficiado com o tratamento.

Mas para esses pacientes com fobia ou medo de agulha, existem estratégias para que o tratamento aconteça de acordo com o desejado e com os resultados esperados. Isso porque a Medicina Chinesa não consiste somente no tratamento com agulhas. Ou seja, outros instrumentos e tratamentos podem ser realizados!

Além das agulhas

O tratamento erroneamente é considerado apenas com a utilização agulhas. Na realidade você deve buscar um profissional de Medicina Tradicional Chinesa, pois este, a partir de uma consulta prévia, vai analisar a possibilidade de utilização outros instrumentos e técnicas que também fazem parte do tratamento chinês. Ou seja, não existe somente acupuntura e existe sempre a melhor opção indicada para cada tipo de paciente. E essa escolha é apropriada no caso de crianças e adultos que tem medo de agulha. (Te conto em breve sobre as agulhas, mais para baixo nesse artigo).

Existe por exemplo o Tui Na – que é um tipo de massagem terapêutica, a moxabustão, a ventosaterapia, a auriculoacupuntura e fitoterapia chinesa, entre outros.

Para um tratamento sem medo

No caso da utilização de agulhas, para que a criança possa ser atendida e se beneficiar dos tratamentos sem medo, o atendimento do profissional deve ser diferenciado: Além de utilizar brinquedos e jogos, uma abordagem diferente deve ser utilizada para construir uma relação de confiança para efetivamente iniciar o tratamento. O pequeno, precisa se sentir à vontade.

Aqui no consultório, depois de “quebrar o gelo” com estratégias lúdicas e aproximação sempre permeada por confiança, eu sempre faço brincadeiras explico sobre o procedimento. Alguns desafios dependendo do paciente, podem ser utilizados como por exemplo: “Se doer a gente nunca mais coloca nenhuma agulha na vida.” Ou “ Vou inserir uma agulha em mim para você ver que eu não vou chorar e nem vai doer”…  Após uma consulta prévia para diagnosticar o paciente, estratégias de tratamento são escolhidas de acordo com o paciente e e objetivos do tratamento. Dessa forma, caso seja necessária a utilização de agulhas, os pontos e as agulhas são escolhidos e o tratamento é conduzido de maneira confortável para o paciente em todos os sentidos.

Buscando sempre obter a melhor experiência para o pequeno paciente, conduzir o tratamento dessa forma, evita-se o medo que tanto dificulta ou até mesmo impede o tratamento. Além disso, permite a construção de uma relação sólida entre o profissional e paciente que é fundamental para o desenrolar do tratamento e para que o resultado almejado aconteça: no caso a resolução de um problema, sintoma ou sinal e cura de determinada doença ou distúrbio.

Criança em tratamento com Acupuntura

A Medicina Chinesa é novidade

Apesar de milenar, os tratamentos e benefícios da Medicina Chinesa ainda são novidade, principalmente aqui no ocidente. E para o pequeno paciente e sua família é importante vivenciar e experenciar para perceber a Medicina Chinesa como uma forma de medicina confiável, benéfica e eficaz. Afinal, um tratamento natural, que considera o funcionamento do corpo humano como um todo e atua de forma preventiva, é uma excelente opção para quem deseja ter uma vida saudável e longeva.

Com toda essa experiência positiva, o resultado só pode ser um: Em um belo dia, ao longo do tratamento, o paciente já aparece com o melhor amigo: boneca ou bichinho de pelúcia pra ser atendido junto – com agulha e tudo mais. Pacientinho fidelizado e saudável? Temos!

Tá, bom Ana. Você me está me convecendo. Mas me fala das agulhas?

Pode acreditar: as agulhas não devem ser preocupação. Pra te falar a verdade, uma agulha de acupuntura é finíssima, e as reações podem ser coceira, dormência ou até mesmo nada. (Pois é… pasmem!).

Não tem sempre que doer e não tem absolutamente nada a ver com injeção: eu não tiro sangue de ninguém – sempre falo isso! Confira a  imagem abaixo, sobre o tamanho das agulhas. (Além disso, existem agulhas muito menores e mais finas…)

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Comparação do tamanho da agulha de acupuntura, agulha de costura, agulha para seringa 2.9mm e um fósforo.

A grande vantagem de procurar a Medicina Chinesa como tratamento (seja preventivo ou não), desde cedo é por se tratar a uma forma inserir o tratamento natural e holístico.

E quando o pequeno tem uma experiência positiva com o atendimento que merece, as portas para um tratamento natural  para os pacientes recorrerem quando necessário, ficam abertas para toda vida. Sem medos, sem medicações e seus efeitos colaterais e sem traumas: Natural do jeito que todo mundo precisa e merece, cada dia mais.